quinta-feira, 3 de setembro de 2015

QUE HORAS SÃO?


Recursos da aula  
Relógio digital e analógico que o professor e os alunos possam manusear e computadores com internet.


Estratégias

1ª aula: Problematização

Os alunos irão manusear o relógio digital e analógico. A professora perguntará qual o horário que eles fazem diversas atividades, como: acordar, chegar à escola, horários das aulas, do recreio, término das aulas, almoço, lanche, jantar, fazer lição, assistir televisão, jantar, tomar banho, dormir, entre outros. Em seguida poderão listar as atividades, expô-las na classe e registrá-las por meio de desenhos.

2ª aula: Relógio analógico

No laboratório de informática, retomarão as atividades da aula anterior.
Comparação entre o relógio digital e analógico: http://marianacaltabiano.com.br/relogio-iguinho.html, acesso em 29/08/2014.
Com o auxílio do relógio analógico disponível no site: http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/clock.html, os alunos moverão os ponteiros do relógio e observarão como os mesmos se movem, a direção que se movem, a diferença da velocidade do ponteiro grande e do pequeno.      Ao retomar cada situação da aula anterior e seus respectivos horários, os alunos irão mover os ponteiros e marcarão as horas, conferindo com os colegas e a professora a marcação das horas e dos minutos.
Atividade de fixação. O professor diz um horário e os alunos têm que ajustar o relógio.
JOGO DA MEMÓRIA: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6239, acesso em 1º/09/2014.

3ª aula: Relógio analógico e a tabuada do 5

No laboratório de informática, serão retomadas as atividades da aula anterior.
Com o auxílio do relógio analógico disponível nos sites:
Os alunos moverão os ponteiros do relógio de 5 em 5 minutos, conforme solicitação da professora para que marquem as horas de algumas atividades diárias. Em seguida, o mesmo será feito ao ser pedido que os alunos marquem as horas de atividades a cada 15 minutos.
Por fim, os alunos moverão os ponteiros de 1 em 1 hora. Essa atividade lhes oferece condições para concluir que o ponteiro dos minutos se move muito mais rápido que o ponteiro das horas. Enfim, o movimento do relógio analógico pode ser comparado aos movimentos de rotação e translação da Terra em torno do Sol. Essa análise comparativa facilita a compreensão do mecanismo envolvido na fabricação desse recurso tecnológico tão antigo e eficaz.
Atividade: 7603 - Hora certa Descrição: Mova os ponteiros do relógio conforme a hora mostrada na figura. Disponível nas áreas de: alfabetização online matemática português Fonte (Acessar para saber mais): www.umacidadeinterativa.com.br
Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7603, acesso em 1º/09/2014.


4ª aula: Relógio analógico X digital - Atividades de fixação.

No laboratório de informática, os alunos deverão acessar as atividades dos sites:Atividade: Stop de clock - Descrição: Arraste as horas para o relógio analógico. (Hora cheia) Disponível nas áreas de matemática e inglês. Disponível em:http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3837, acesso em 29/08/2014.

Atividades: Stop the clock
Descrição: Arraste corretamente as horas (relógio digital) para o relógio analógico. (Hora e minutos)
Disponível nas áreas de: matemática e inglês
Atividades: Stop the clock (HORA E MINUTOS QUEBRADOS)

Arrume os ponteiros do relógio analógico, de acordo com o solicitado no relógio digital.
Atividade - Disponível em: http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/, acesso em 29/08/2014.

5ª aula: AGORA VAMOS TRABALHAR OS MINUTOS QUE FALTAM PARA A HORA CHEIA
Atividade: Que horas são?
Descrição: Você já conhece as horas. Então seja rápido para responder as questões.
Disponível nas áreas de: matemática e português.
Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3818, acesso em 29/08/2014.

6ª aula:

Atividade: 466 - Conhecendo as horas  (Digitação das horas) - Analógico para digital
Descrição: Observe a hora no relógio analógico e digite-a no retângulo abaixo.
Trabalhar a área de: matemática
Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=466, acesso em 28/08/2014.
Esta atividade tem seis páginas diferentes e ela proporciona aos alunos escrever as horas e verificar se sua redação foi feita de forma correta.
Relógio DIGITAL - Atividades de fixação
Atividade: 3821 - Leitura de CRONÔMETRO
Descrição: Atividade para noção de tempo, onde você deverá definir o tempo em que os nadadores deverão nadar (e ver qual será o ganhador).
Disponível nas áreas de: matemática
Fonte (Acessar para saber mais): www.online-stopwatch.com/
Fonte: www.malhatlantica.pt/aeiou/. Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3821, acesso em 29/08/2014.


7ª aula: Relógio analógico X digital – DIA E NOITE - RELÓGIO DE 24H

Atividade: 3817 - Time
Descrição: Atividade para aprender as horas no relógio analógico. No formato 24 horas, AM/PM. Clique no botão 'Stop the clock' para parar os ponteiros do relógio, digite a hora nos espaços em branco e depois clique em 'Check' para verificar se está correto.
Disponível nas áreas de: inglês e matemática.
Fonte: www.bgfl.org/. Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3817, acesso em 28/08/2014.
Essa atividade traz outro desafio aos alunos, que é ver o horário marcado no relógio analógico e escrevê-lo no relógio digital. Eles a fizeram, de início no formato de zero a 12 horas. Neste caso, os alunos perguntarão sobre o significado das siglas AM (ante meridien) e PM (post meridien) em inglês. Em português é mais fácil os alunos se lembrarem de: AM (antes do meio-dia) e PM (passado do meio dia e antes da meia-noite).
Em seguida, é introduzido o relógio marcando as 24 horas, o que aumenta o desafio e, finalmente, são esclarecidas todas as dúvidas remanescentes sobre o horário de ônibus, barcas, atendimento médico, sessões de cinema, entre os diversos compromissos da vida de cada aluno onde é preciso saber ler as horas no formato de 24 horas.
Relógio de 24horas:
Recursos Complementares
Vídeos que ensinam a ver as horas:
Livros ilustrativos:
ARIELLO, Fabianee. Doki - Hora De Aprender As Horas. Coleção: Doki Descobre. São Paulo: Fundamento, 2009.
Atividades:

Avaliação

Cada aluno é avaliado no decorrer das aulas, conforme avançam nas atividades. Pode haver também uma avaliação individual quantitativa. Nesse momento, o aluno que apresentar alguma dificuldade pode saná-la com a orientação individual do professor, enquanto os demais colegas trabalham em grupos em outras atividades no laboratório de informática.


Atividades utilizadas na avaliação quantitativa:
Essas atividades estão distribuídas em 15 páginas diferentes e podem ser aplicadas em diversos níveis de dificuldade. Disponível em: http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/aprenda_a_ver_as_horas_1.html, acesso em 23/10/2010.


Conclusão
Após essas aulas, 95% dos alunos do 4º ano compreenderam o processo de medição do tempo com os relógios digital e analógico. Pôde—se notar mudança de comportamento em relação ao cumprimento do horário de chegada na escola. Alguns alunos comentaram que se tornaram mais pontuais porque sabiam como cobrar dos pais o respeito ao horário de saída de sua casa.


ROTEIRO DIDÁTICO DISPONÍVEL EM:



Nenhum comentário: