Recursos
da aula
Relógio
digital e analógico que o professor e os alunos possam manusear e
computadores com internet.
Estratégias
1ª aula: Problematização
Os
alunos irão manusear o relógio digital e analógico. A professora
perguntará qual o horário que eles fazem diversas atividades, como:
acordar, chegar à escola, horários das aulas, do recreio, término
das aulas, almoço, lanche, jantar, fazer lição, assistir
televisão, jantar, tomar banho, dormir, entre outros. Em seguida
poderão listar as atividades, expô-las na classe e registrá-las
por meio de desenhos.
2ª aula: Relógio analógico
No
laboratório de informática, retomarão as atividades da aula
anterior.
Comparação
entre o relógio digital e analógico:
http://marianacaltabiano.com.br/relogio-iguinho.html,
acesso em 29/08/2014.
Com
o auxílio do relógio analógico disponível no site:
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/clock.html,
os alunos moverão os ponteiros do relógio e observarão como os
mesmos se movem, a direção que se movem, a diferença da velocidade
do ponteiro grande e do pequeno. Ao
retomar cada situação da aula anterior e seus respectivos horários,
os alunos irão mover os ponteiros e marcarão as horas, conferindo
com os colegas e a professora a marcação das horas e dos minutos.
Atividade
de fixação. O professor diz um horário e os alunos têm que
ajustar o relógio.
Acesse:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1435,
acesso em 29/08/2014.
JOGO
DA MEMÓRIA:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6239,
acesso em 1º/09/2014.
3ª aula: Relógio analógico e a tabuada do 5
No
laboratório de informática, serão retomadas as atividades da aula
anterior.
Com
o auxílio do relógio analógico disponível nos sites:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2416,
acesso em 29/08/2014
Os
alunos moverão os ponteiros do relógio de 5 em 5 minutos, conforme
solicitação da professora para que marquem as horas de algumas
atividades diárias. Em seguida, o mesmo será feito ao ser pedido
que os alunos marquem as horas de atividades a cada 15 minutos.
Por
fim, os alunos moverão os ponteiros de 1 em 1 hora. Essa atividade
lhes oferece condições para concluir que o ponteiro dos minutos se
move muito mais rápido que o ponteiro das horas. Enfim, o movimento
do relógio analógico pode ser comparado aos movimentos de rotação
e translação da Terra em torno do Sol. Essa análise comparativa
facilita a compreensão do mecanismo envolvido na fabricação desse
recurso tecnológico tão antigo e eficaz.
Atividade:
7603 - Hora certa
Descrição:
Mova os ponteiros do relógio conforme a hora mostrada na figura.
Disponível
nas áreas de: alfabetização
online matemática português Fonte
(Acessar para saber mais): www.umacidadeinterativa.com.br
Disponível
em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7603,
acesso em 1º/09/2014.
OU
http://www.umacidadeinterativa.com.br/jogos/hora_certa/horas.swf,
acesso em 1º/09/2014.
4ª aula: Relógio analógico X digital - Atividades de fixação.
No
laboratório
de
informática,
os
alunos
deverão
acessar
as
atividades
dos
sites:Atividade:
Stop
de
clock
-
Descrição:
Arraste
as
horas
para
o
relógio
analógico.
(Hora
cheia)
Disponível
nas
áreas
de
matemática
e
inglês.
Disponível
em:http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3837,
acesso
em
29/08/2014.
Atividades:
Stop
the
clock
Descrição:
Arraste corretamente as horas (relógio digital) para o relógio
analógico. (Hora e minutos)
Disponível
nas áreas de: matemática e inglês
Atividades:
Stop
the
clock
(HORA
E
MINUTOS
QUEBRADOS)
Arrume
os ponteiros do relógio analógico, de acordo com o solicitado no
relógio digital.
Atividade
-
Disponível
em:
http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/,
acesso
em
29/08/2014.
5ª aula: AGORA
VAMOS TRABALHAR OS MINUTOS QUE FALTAM PARA A HORA CHEIA
Atividade:
Que horas são?
Descrição:
Você já conhece as horas. Então seja rápido para responder as
questões.
Disponível
nas áreas de: matemática e português.
6ª aula:
Atividade:
466 - Conhecendo as horas (Digitação das horas) - Analógico para digital
Descrição:
Observe a hora no relógio analógico e digite-a no retângulo
abaixo.
Trabalhar
a área de: matemática
Esta
atividade tem seis páginas diferentes e ela proporciona aos alunos
escrever as horas e verificar se sua redação foi feita de forma
correta.
Relógio
DIGITAL - Atividades de fixação
Atividade:
3821 - Leitura de CRONÔMETRO
Descrição:
Atividade
para
noção
de
tempo,
onde
você
deverá
definir
o
tempo
em
que
os
nadadores
deverão
nadar
(e
ver
qual
será
o
ganhador).
Disponível
nas
áreas
de:
matemática
Fonte:
www.malhatlantica.pt/aeiou/.
Disponível
em:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3821,
acesso
em
29/08/2014.
7ª aula: Relógio analógico X digital – DIA E NOITE - RELÓGIO DE 24H
Atividade:
3817 - Time
Descrição:
Atividade
para
aprender
as
horas
no
relógio
analógico.
No
formato
24
horas,
AM/PM.
Clique
no
botão
'Stop
the
clock'
para
parar
os
ponteiros
do
relógio,
digite
a
hora
nos
espaços
em
branco
e
depois
clique
em
'Check'
para
verificar
se
está
correto.
Disponível
nas áreas de: inglês e matemática.
Fonte:
www.bgfl.org/.
Disponível
em:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3817,
acesso
em
28/08/2014.
Essa
atividade
traz
outro
desafio
aos
alunos,
que
é
ver
o
horário
marcado
no
relógio
analógico
e
escrevê-lo
no
relógio
digital.
Eles
a
fizeram,
de
início
no
formato
de
zero
a
12
horas.
Neste
caso,
os
alunos
perguntarão
sobre
o
significado
das
siglas
AM
(ante
meridien)
e
PM
(post
meridien)
em
inglês.
Em
português
é
mais
fácil
os
alunos
se
lembrarem
de:
AM
(antes
do
meio-dia)
e
PM
(passado
do
meio
dia
e
antes
da
meia-noite).
Em
seguida, é introduzido o relógio marcando as 24 horas, o que
aumenta o desafio e, finalmente, são esclarecidas todas as dúvidas
remanescentes sobre o horário de ônibus, barcas, atendimento
médico, sessões de cinema, entre os diversos compromissos da vida
de cada aluno onde é preciso saber ler as horas no formato de 24
horas.
Relógio
de
24horas:
http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=2&jogo=Aprendendo%20as%20Horas,
acesso
em
1º/09/2014.
Recursos Complementares
Vídeos
que ensinam a ver as horas:
Livros
ilustrativos:
ARIELLO,
Fabianee. Doki - Hora De Aprender As Horas. Coleção: Doki Descobre.
São Paulo: Fundamento, 2009.
Atividades:
Avaliação
Cada
aluno é avaliado no decorrer das aulas, conforme avançam nas
atividades. Pode haver também uma avaliação individual
quantitativa. Nesse momento, o aluno que apresentar alguma
dificuldade pode saná-la com a orientação individual do professor,
enquanto os demais colegas trabalham em grupos em outras atividades
no laboratório de informática.
Atividades
utilizadas na avaliação quantitativa:
Essas
atividades
estão
distribuídas
em
15
páginas
diferentes
e
podem
ser
aplicadas
em
diversos
níveis
de
dificuldade.
Disponível
em:
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/aprenda_a_ver_as_horas_1.html,
acesso
em
23/10/2010.
Conclusão
Após
essas aulas, 95% dos alunos do 4º ano compreenderam o processo de
medição do tempo com os relógios digital e analógico. Pôde—se
notar mudança de comportamento em relação ao cumprimento do
horário de chegada na escola. Alguns alunos comentaram que se
tornaram mais pontuais porque sabiam como cobrar dos pais o respeito
ao horário de saída de sua casa.
ROTEIRO
DIDÁTICO DISPONÍVEL EM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário